segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

EDIÇÃO EXTRAORDINÁRIA DE DEZEMBRO




Hora de comer - comer!

Hora de dormir - dormir!

Hora de vadiar - vadiar!

Hora de trabalhar?

Pernas pro ar que ninguém é de ferro"

(Ascenso Ferreira)


A hora do ócio

Férias, descansar os neurônios, o corpo, a vez agora é do ócio. No Brasil, férias coincidem com calor, carnaval, preguiça, sono. Não sei como algumas pessoas ainda pensam em trabalhar nessa época, pensam em responsabilidades e compromissos. O conselho que dou: vão viver!

Imaginem se vivêssemos o tempo todo com a cabeça cheia, não teríamos tempo e espaço vazio para o surgimento de idéias vindas, sei lá de onde. O homem com preguiça de andar inventou a roda, algo muito útil hoje em dia, não acham? Tentem visualizar Sócrates ou Platão trabalhando por mais de 8 horas nesse capitalismo ferrenho, a filosofia de tempos e tempos sequer existiria. Nem pensaríamos na morte da bezerra!

Pois é leitores do Pasquim Iati, os redatores desse jornalzinho eletrônico, são adebtos a esse estilo de vida, b-a-s-e-a-a-a-d-a n-o ó-ooo-oo-c-i-oo!! Aaaiiiiiii que preguiça!!

Bateu um sono agora, vou dormir um pouco, até janeiro e boas férias, FELIZ NATAL E ANO NOVO DE PAZ E SUCESSO!!

(Elza Nayara, com preguiça)

FRASES:

"Estamos tão envolvidos em fazer coisas para alcançar metas de valor exterior que nos esquecemos que o valor interior, o êxtase que está associado com estar vivo, é o que importa."
--Joseph Campbell

"Aprenda a fazer pausas... ou nada de valor te alcançará."
--Doug King

"Não existe prazer em não ter nada para fazer. A graça é ter muito o que fazer e não fazer nada."
--Mary Little

"A culpa é origem dos sofrimentos, o demônio vingador que nos segue com chicotes e espetos."
--Nicholas Rowe

"O trabalho deveria existir em função de viver. Não vivemos para trabalhar. Esta mudança em nossa percepção é necessária."
--Matthew Fox

“Aprender a abandonar as maneiras com que inadvertida e inconscientemente contribuímos para nossa dor é a chave para encontrar saúde física e emocional radiante."
--Ingrid Bacci

“Para fazer um grande trabalho um homem deve ser bastante ocioso tanto quanto bastante aplicado."
-- Samuel Butler

“A verdadeira finalidade de toda a vida humana é a diversão.”
--G.K. Chesterton

"A plenitude da atividade humana é alcançada somente quando nela coincidem, se acumulam, se exaltam e se mesclam o trabalho, o estudo e o jogo; isto é, quando nós trabalhamos, aprendemos e nos divertimos, tudo ao mesmo tempo. (...) É o que eu chamo de 'ócio criativo', uma situação que, segundo eu [penso], se tornará cada vez mais difundida no futuro."
--Domenico de Masi

"Nos produtores, ócio é produtivo; e nenhum criador, de qualquer magnitude que seja, jamais foi capaz de pular esse estágio mais do que uma mãe pode pular a gestação."
--Jacques Barzun

"O mestre na arte de viver faz pequena distinção entre seu trabalho e sua diversão, sua atividade e seu descanso, sua mente e seu corpo, sua informação e sua recreação, seu amor e sua religião. Ele dificilmente sabe qual é qual. Ele simplesmente busca sua visão de excelência em qualquer coisa que faça, deixando que os outros decidam se ele está trabalhando ou se divertindo. Para ele, ele está sempre fazendo ambos."
--Texto Zen Budista

"Um bom descanso é metade do trabalho."
--Provérbio Iugoslavo

"A hora de relaxar é quando você não tem tempo para isso."
--Sidney J. Harris

"Eu ainda preciso de mais descanso saudável para trabalhar no meu máximo. Minha saúde é meu capital principal e eu tenho e quero administrá-la inteligentemente."
-- Ernest Hemingway

"Trabalho e lazer são a mesma coisa. Quando você está seguindo a sua energia e fazendo o que você quer o tempo todo, a distinção entre trabalho e lazer desaparece."
-- Shakti Gawain

"Diminua a velocidade e aproveite a vida. Não é apenas a paisagem que você perde indo muito rápido - você também perde o senso de onde você está indo e porque."
--Eddie Cantor

Um comentário:

J.Junior disse...

"Férias, descansar os neurônios, o corpo, a vez agora é do ócio. No Brasil, férias coincidem com calor, carnaval, preguiça, sono. Não sei como algumas pessoas ainda pensam em trabalhar nessa época, pensam em responsabilidades e compromissos. O conselho que dou: vão viver!"

Acredito que essa edição foi feita com muita preguiça! rsrs!
Mas falando sério: Será que o pai de família que depende de um mísero "salário mínimo" aqui no Brasil, e especificamente no nosso estado, bem no meio da dura realidade do homem nordestino, e vendo seus filhos chorando por não terem o que comer, vai pensar no "ócio", vai pensar em aproveitar a vida, ou seja, "viver"?
O que será viver?
Ter sempre a dura rotina da responsabilidade, do compromisso, as vezes não é pura escolha, essa realidade ineflizmente está impregnada nas costas da maioria de nossa população!
Nesse verão, nesse calor, nessa época de preguiça, enquanto uns "vivem" outros deixam de "viver" para poderem simplismente "viver" !