quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

De quem é a culpa?


Estudo Administração em uma Autarquia, onde a faculdade é paga a metade pelo município, e a outra metade paga por nós alunos. No primeiro período, tive o desprazer de ter como professora, uma pessoa de personalidade medíocre, pouco culta para o mestrado que tem , bastante leiga em sua disciplina: Metodologia Científica, e com uma arrogância disfarçada de professorinha amiguinha e humilde. Enfim, sem mais adjetivos, essa senhora fez um comentário que creio eu, deixou a maioria dos alunos com um pouco de raiva. Disse que seu filho (hoje trabalhando em sua área na Inglaterra) só conseguiu o que tem por conta de muita luta, e quem não consegue passar em uma Universidade Federal, como foi o caso dele, vem para a particular. Ou seja, nos chamou de incapazes, que não tínhamos força de vontade. Eu queria que ela saísse do mundinho dela de “elite” garanhunhense, e olhasse como se encontra a educação no Brasil.

Com isso produzi este texto, que com certeza ela não gostou de ler, e posto aqui no Pasquim Iati, depois de quase um ano.

A pergunta que não quer calar é se no Brasil existem empregos suficientes. Alguns responderão que não há qualificação, porém há oportunidade para quem está preparado. De fato isso é verdade, existem muitas vagas nos campos de trabalho, como por exemplo: analista de sistema, engenheiros disso ou daquilo, etc. Mas o Brasil não educa e prepara o jovem brasileiro para o mercado de trabalho, abrindo espaço para quem vem do exterior, e, portanto acentuando-se a visão preconceituosa que se tem do Brasil, como país do carnaval, do futebol, e dos imbecilizados.

A educação no Brasil está mais do que falida. Para quem não sabe disso, tente visitar uma escola pública para ver o descaso. Faltam professores nas áreas de exatas e biológicas, e mesmo assim o aluno passa de ano. Simplesmente ele não aprende o básico de Física e Química numa escola pública. De quem é a culpa? Como sempre sobra para nós jovens, dizem que não temos força de vontade, e coragem para estudar. De fato isso está errado, faltam oportunidades de se ter um bom alicerce, e seguir sozinho daí em diante. Resultado: esse aluno faz vestibular numa instituição pública, leva ponto de corte nessas disciplinas, que não conseguiu aprender sozinho, pois não é autodidata, e acaba cursando em uma faculdade particular.

A culpa é do jovem, do adulto, enfim de toda sociedade brasileira, que assiste alheia a um cenário político de incompetência e corrupção, essa é uma verdade que não dá para se discutir. Não se dão conta de que vivemos numa democracia, e que todo dejeto é resultado das nossas escolhas, porém, como sempre procuramos culpados que não sejamos nós mesmos.

Nesse país, só se cresce mostrando a bunda e jogando futebol, essa é a visão que terão de nós brasileiros, enquanto não sairmos desse estado de passividade que nos encontramos, enquanto não nos sentirmos responsáveis pela nossa ordem e progresso.

11 comentários:

Binho disse...

REAÇÕES: Ora, deveria ter mais opções, além de: engraçado, interessante e legal!!!

BUNDA E FUTEBOL: tb ja esta mais q provado q o Brasil nao é so isso!!!

Binho disse...

gostei do blog, só observei q o jornal Pasquim faliu... será q a crise chegou aos q têêm um parafuso a mais??

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

vc ta instigando mesmo...

faliu mesmo...

existe um termo chamdo de ocio criativo, pois e, o ocio acabou, cabeca cheia nao ha lugar pra ideias boas, mas de vez em quando posto algo...

desisti da luta contra qualquer tipo de "monopolio"...

mas valeuu pelos comentarios..

p.s. a falta de acentos se deve ao fato desta m. de teclado nao estar funcionado.

abraco

elza

Binho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Binho disse...

putz, e uma pena, queria debater, discutir paradigmas... mas tudo bem.

Gostei muito do blog e das ideias espressas. So nao entendi o "desisti da luta contra qualquer tipo de "monopolio"..."
sei la pareçe ate perseguiçao politica. Falando em perseguiçao politica, assistir recentemente um documentario falando a respeito de um jornal da decada de 80, eu acho, do tempo da ditadura, e esse jornal se chamava PASQUIM. e no documentario os jornalistas falavam da perseguiçao politica sofrida pelo jornal, e q no final acabou falindo. Gostaria de saber se o nome do blog tem relação com este jornal... e se vc vai deixar censura-lo??
bem d qualquer forma vc nao vai reponder, então ate sei quando!!!

PS: pra te acompanhar resolvi nao colocar "acento" ou e "assento" preciso de um professor de portugues.
Sim ja ia me esquecendo, eu tou instigando msm!!

Anônimo disse...

a qualquer tipo de monopólio, me refiro não só ao político, mas como artistico, social, economico, ideal e tal e tal...

ainda escrevo sem a obrigação de postar todo mês, mas aqui há sim perseguição política, justamento por isso o nome Pasquim Iati.

foi baseado na epoca da ditadura militar no Brasil sim, acho que eu nasci naquela época e não me avisaram.

mas vc sabe, faculdade, trabalho... a cabeça fica cheia de problemas e resposabilidades, apenas de vez em quando surge alguma coisa que me instigue para eu produzir.

mas valeu pelo interesse, leia mais textos e comenta... seja crítico e não amigável. vamos discutir...

abraçoooo
xauuu

elza

Binho disse...

ora, ora... nao acho q eu esteja sendo amigável; se esqueceu da bunda e do futebol?!?! Eu ia provar a vc q, mesmo estudando em escola pública era possivel passar numa faculdade Federal, mas falhei, não consegui passar, (por incompetência minha, passei muito tempo aprendendo o q não devia)!!
Mas ainda há uma esperança!!!
Só pra deixar claro q é possivel, vc lembra do morador de rua, do Recife, q passou no concurso do Banco do Brasil???
Pois é, motivo de superação... Mas do resto concordo plenamente sem exitar, "a educação basica do Brasil é pessima".
Agora quero q vc passe no meu blog, só pra ler msm, vc sera a primeira a passar por la!!
www.redacaovestibular.blogspot.com

Anônimo disse...

sobre a bunda e o futebol sua irmã já havia me falado... rsrsrs

e se você tivesse estudado na minhas escola, vc não passaria nunca em uma facul federal, pois meu professor de matemática no segundo grau era formado em Administração, e não sabia dar aula. não tive professor de quimica e fisica. se eu quiser passar em uma facul federal, tenho que fazer cursinho... pois nem todos como o caro mendigo tem a capacidade de aprender matemática sozinho, que é o meu caso.

e concurso vc estuda apenas: matemática, informática, português e específica..
vestibular vc estuda todas as disciplinas. o que aprendi de verdade foi quando sai da escola, com exceção de história, onde tive ótimos professores, quanto ao restante, não devo nada a eles, so o básico do básico do básico que aprenderia facilmente em casa. o português que aprendi não foi a gramatica, só sei escrever por gostar de ler... na minha escola não existia insentivo algum, a biblioteca vivia fechada, ninguém tinha acesso. enfim, são muitas as barreiras, se hoje eu quiser passar em uma universidade federal, eu passo, fazendo cursinhos e com muito esforço pessoal, mas quem não tem o "dom" de aprender sozinho e não tem grana simplesmente se ferra.

hoje so faço administração para aprender finanças e conhecimentos bancários, para passar em um concurso de banco, e enfim, fazer a facul que quero.

quem não tem grana não tem variadas escolhas. existe somente uma ou ESTUDA e TRABALHA, ou TRABALHA.

Binho disse...

ora, nao subestime meus professores!!
eles também eram péssimos!!!
(não quantos os seus)!!!
mas de exemplo no segundo ano do Ensino Médio, a professora de fisicas nos ensinou transformações de medidas!!
E concordo plenamente, ou trbalha e estuda ou trabalha!!

Binho disse...

e parabéns por gostar de ler!!!

Anônimo disse...

se ao menos eu tivesse tido um professor de Física...

mas eu posso passar em qualquer facul, mas não neste momento, pois estou aprendendo na facul, o que nunca aprendi na escola...rsrsrs

e a leitura, nunca tive insentivo, apenas minhas amigas gostavam de ler e ficavam comentando entre si, dai pra não ficar por fora da conversa delas comecei a ler, e hj gosto muito..